Batismo

O Batismo nos torna cristãos, filhos e herdeiros de Deus, participantes da missão de Jesus Cristo e membros da Igreja. É o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos.

O Batismo, em realidade ou ao menos em desejo, é necessário para a salvação. Jesus ordenou: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo; o que não crer será condenado” (Mc 16,15-16). Por isso os Apóstolos batizavam os que aceitavam a Palavra da salvação (At 2,42). É através do Batismo que se toma posse da redenção que Jesus conquistou com o seu Sangue para os que O aceitarem como Salvador. É o sacramento da resposta do ser humano à proposta de Deus. Toda criança tem direito ao Batismo.

No Batismo infantil, os pais e padrinhos dão, em seu nome, a resposta de fé e assumem o compromisso de educá-la na fé cristã. Para isso devem ser adequadamente preparados pela comunidade. Essa preparação abrange os seguintes temas: o plano de Deus para nós; aspectos doutrinários do sacramento do Batismo; a responsabilidade dos pais e padrinhos; os símbolos do Batismo; os passos da celebração do Batismo.- Padre José Roberto Abreu de Mattos.

Curso de preparação para o Batismo
Instruções: Leiam com muita atenção e procurem seguir as orientações

1. Presença obrigatória dos pais e padrinhos
2. Solicitamos que evitem o máximo possível de trazer as crianças, pois existem atividades durante a preparação, muito importantes com o envolvimento de pais e padrinhos, mas se não houver como deixar os bebês, pedimos que tragam os carrinhos, pois durante esse período de atividade algumas pessoas estarão disponíveis para olhar os mesmos.
3. Solicitamos que tragam uma foto da criança a ser batizada.
4. O horário das atividades são das 07:30h até o término da missa das 11:00h.
5. Pedimos pontualidade para podermos fazer a conferência de presença e identificação dos participantes.

Celebração

1. Início da celebração às 10:00h.
2. Solicitamos que estejam na igreja com 30minutos de antecedência.
3. Todas as crianças, além dos pais e padrinhos, terão seus lugares em local determinado, com o nome assinalado no banco, devendo as famílias ficarem nos bancos laterais e/ou atrás dos bancos reservados.
4. O posicionamento nos bancos obedecerá a seguinte ordem: Madrinha (com a criança), padrinho, mãe e pai.
5. Não é necessário que se traga vela e toalha, isso será fornecido pela Pastoral do batismo nos momentos específicos da celebração.
6. As fotos durante a cerimônia somente poderão ser feitas pela equipe credenciada da Paróquia, podendo os familiares fotografem antes ou após a cerimônia. Não há qualquer vínculo do profissional com a paróquia, tal exigência é para garantir a ordem e a maior participação na cerimônia litúrgica.
7. As certidões de batismo serão, na medida do possível, entregues no final da cerimônia e após 10(dez) dias estarão disponíveis na secretaria da Paróquia.

Plantão de atendimento – Batismo:
Segunda-feira das 19h30 às 21h30

PREPARAÇÃO PARA O BATISMO 2015
Consultar a secretaria de segunda à sexta feira das 9h as 12h e das 14 às 18h.
Vera – 2203-8533

A preparação é realizada aos domingos das 07:30h às 12:30h

BATIZADOS

Consultar a secretaria de segunda à sexta feira das 9h as 12h e das 14 às 18h.
Vera – 2203-8533