Capela Cristo Rei

HISTORIA DA CAPELA “ CRISTO –REI¨

O maior anseio dos moradores da Água Fria era o de ter uma Igreja no bairro, que atendesse às necessidades da comunidade local, evitando, assim, o deslocamento para paróquias vizinhas como a da Santa Joana D’ Arc e a Nossa Senhora da Salette.

Assim, em função dessa realidade, no ano de 1962 por iniciativa dos padres canadenses da Paróquia Santa Joana D’arc, Padre Jorge Beaudry, Padre Léo e Padre Evê começaram a celebrar missas no salão das casas dos paroquianos desta redondeza: Sr. Roberto e D. Lenita, o sr. Vicente e D. Chaguinha ambos na Rua Altinópolis (onde atualmente é uma alfaiataria) Foi assim praticamente, que nasceu a Capela Cristo-Rei.

Hoje a Capela esta construida no imóvel que era de propriedade do Sr Felício Zanelli que tinha uma fabrica de malas neste local.

Com a mudança da fabrica para outro local o Sr. Felício alugou o imóvel para o Sr. Salomão que fabricava sandálias do tipo havaianas.

A fábrica pegou fogo e seu proprietário não pode dar continuidade às atividades normais.

Sabendo disso foi formada uma comissão para a compra do imóvel e transformá-lo em Capela, com os seguintes componentes:

Os padres canadenses, Sr.Vicente e Chaguinha, Luiz e Aldeir, Abreu e Adelaide, Roberto e Lenita, Artur e Irene, Juarez e Nair, Renê e Candida, Arquimedes e Antonieta, Jorge e Maria e Limirio e Wilma.

Esta comissão se propôs a fazer um rateio para a venda de carnês que simbolizavam frações ideais do imóvel juntamente com quermesses e bingos.

Para tanto contaram com a colaboração dos padres Jorge e Léo, que conseguiram no Canadá certa importância, mais as vendas dos carnês, quermesses e bingos, sendo o restante pago pela Mitra Arquidiocesana de São Paulo.

Foram realizadas muitas reformas para adequação do local para que pudesse ser feitas as celebrações eucarísticas.

O imóvel foi adquirido pelo valor de Cr$ 10.000,000,00 (dez milhões de cruzeiros) conforme Escritura lavrada no 3º oficio de Registro de Imóveis da Capital de São Paulo pelo padre procurador Pascoalino Amato, em data de 10/04/1963 no endereço da Rua Narandiba, antiga travessa 10 e esquina com a Rua Piquete que era a antiga Rua 6, atual Rua Capitão Alberto Mendes Junior, 274, (ATUALMENTE CAPELA CRISTO) COM 50 ANOS DE EXISTÊNCIA.

Em reunião para escolha do nome da Capela foram indicadas duas opções: SÃO COSME E DAMIÃO E CRISTO REI, por votação foi decidido por CAPELA CRISTO REI.

No final do ano de 1963 no mês novembro quando se comemora o Dia do Cristo Rei, nosso Bispo Dom Joel Cataplan veio no dia festivo à Capela e realizou a Sagração do Altar, para que pudéssemos iniciar as Celebrações Eucarísticas

No inicio do ano de 1964 já havia uma comunidade formada e foram iniciados os trabalhos eucarísticos, e já com uma freqüência constante.

No sábado de Aleluia, em 17/04/1965 foi realizado o primeiro batismo da Capela, registrado na Paróquia Santa Joana D’ Arc no livro 1 das fls. 29 registro numero 18 de Elaine Lucarelli, realizado pelo Padre Jorge.

A seguir, vieram os padres: Padre Gaspar, hoje bispo Emérito da Mitra Arquidiocesana de São Paulo, Padre Geraldo e o padre Dorvalino Jose´da Silva que era Pároco da Paróquia Santa Joana D’Arc e permaneceu em nossa comunidade durante 21(vinte e um anos).

Desde janeiro de 2009 nosso pároco é o Padre JOSÉ ROBERTO ABREU DE MATTOS.

Em 2010 veio para Paróquia Santa Joana D’Arc o diácono Vinicio de Andrade Silva que permaneceu como administrador da Capela até o dia 31 de Março de 2013, vindo posteriormente em 07 de Abril de 2013 o diácono Josmar Rodrigues Cassemiro, que como auxiliar do Padre também administra a Capela Cristo Rei.

Nossa comunidade, conta com uma secretaria e com trabalhos de assistência aos necessitados como: os Vicentinos que atendem aproximadamente 20 famílias com doações de roupas e alimentos, O FUXICO movimento de paroquianas que confeccionam roupas para crianças carentes.

Temos também algumas pastorais: Liturgia – Ministros da Sagrada Comunhão – Apostolado da Oração – Pastoral da Criança e Canto.

A comunidade de Cristo Rei está de braços abertos para receber e acolher qualquer pessoa que queira nos ajudar e participar em todos os seus movimentos.

ESTAR A SERVIÇO DOS OUTROS É UM DOS ATOS MAIS BRILHANTES QUE REVELA A PRESENÇA DE DEUS.

CAPELA CRISTO REI

São Paulo 10 de Agosto de 2014