Catequese

Foi na última Ceia que Jesus instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e Sangue, para perpetuar através dos séculos o seu sacrifício na cruz. Esse memorial de sua morte e ressurreição – a nova Páscoa – Jesus o entregou à Igreja;  por isso, passados dois mil anos destes acontecimentos, a Igreja os revive como se estivessem sucedendo hoje. A Eucaristia, tornando presente o passado, projeta-nos no futuro, no aguardo do regresso do Senhor.
Jesus na Eucaristia é a Vítima que o Pai nos dá para ser imolada, Vítima que se entrega para nos purificar e nos reconciliar com Ele.
Para participar do banquete eucarístico, as crianças devem ter suficiente conhecimento e cuidadosa preparação, de modo que possam compreender o mistério de Cristo, de acordo com sua capacidade, e receber o Corpo do Senhor com fé e devoção.