Pastoral social das Crianças

 

PASTORAL DA CRIANÇA 

Uma ideia, um sonho 

Era o ano de 1982 e o então Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, teve nesta época um encontro revelador com o então diretor executivo da UNICEF James Grant, quando ambos participavam de um encontro na Suíça, convocada pela ONU. James semeou no espírito do Cardeal a ideia que daria origem a Pastoral da CriançaMas, como dar vida a essa ideia que seria revolucionaria? Seu trabalho na Arquidiocese de São Paulo exigia seu tempo integral.  Voltando ao Brasil, Dom Paulo pensou em sua irmã Zilda Arns que era médica sanitarista, para levar adiante essa ideia, e ela logo aceitou. Dra. Zilda contava com o suporte de Dom Geraldo Majella Agnelo, que na época era Arcebispo de Londrina, no estado do Paraná. 

No ano seguinte, 1983, nascia a Pastoral da Criança na cidade de Florestópolis – PR. Nesses 35 anos voluntários levaram solidariedade, carinho e conhecimento sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres, criando condições para que elas se tornassem protagonistas de sua própria transformação social. Esses voluntários da Pastoral da Criança são membros das próprias comunidades e acompanham as famílias procurando orientar sobre seus direitos e deveres, buscando com isso, uma melhor qualidade de vida. As orientações para as famílias são de suma importância para a saúde das crianças e para isso apoia campanhas que visam o desenvolvimento integral das mesmas, algumas delas são: Cuidados com os primeiros 1.000 dias de vida; dormir de barriga para cima é mais seguro; soro caseiro – uma receita que salva vida; 1ª dose de antibiótico; Brinquedos e Brincadeiras pois brincar é coisa séria, Alimentação saudável, oração pela criança, pois fé é vida. 

Todo amor vem de Deus e é com Ele que também estamos em outros países como: 

NA ÁSIA – Timor-Leste e Filipinas; 

NA AFRICA – Angola; Moçambique; Guiné; Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe; 

NA AMÉRICA LATINA E AMÉRICA CENTRAL – México; Guatemala; El Salvador; Honduras; Panamá; Colômbia; Peru; Bolívia; Paraguai; Argentina; Uruguai; Haiti; Republica Dominicana. 

A Pastoral da Criança atua na Paróquia de Santa Joana d’Arc desde 2015.  

Todo último sábado de cada mês as famílias levam suas crianças para a Celebração da Vida, lá nos confraternizamos, brincamos, fazemos roda de conversa com as mães, tomamos lanche saudável e agradecemos a Deus por nossas crianças, por estamos juntos mais uma vez e pelo dom da vida. 

Nossa Celebração da Vida acontece sempre em nossa comunidade Cristo Rei e tem início às 9:00 horas.  

Próximos dias: 

29 de setembro 

20 de outubro 

17 de novembro 

08 de dezembro (Festa de Natal)